Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

Teoria Clássica da Administração

Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.
Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow TaylorHenri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.


Site: www.wikipedia.com.br






Esse trecho mostra uma pequena introdução da Teoria Clássica de Fayol, ele se baseou na teoria de Taylor mudando nos pontos em que não concordava, foi na mesma época que a Teoria da administração Científica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário