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quarta-feira, 23 de março de 2011

A Revolução Industrial!!!


Em Detalhes o que foi a Revolução Industrial!!!

Frederick Taylor

Frederick Winslow Taylor nasceu em Germantown, subúrbio da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1856. Educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, ele era “bem nascido”, sua família pertencia à classe média. Tendo uma situação financeira razoável, proporcionou ao Taylor uma boa educação em excelentes colégios, onde se preparou para o exame de vestibular, pois era desejo dos seus pais que Taylor fosse para Boston se formar em direito na universidade de Harvard.
Estudiosos afirmam que Taylor era tão ambicioso que não pôde realizar a sua ambição de tornar-se advogado, porque havia arruinado a vista nos estudos. Ele exagerou na dose e teve que largar os livros aos dezoito anos e entrou para uma oficina ao lado de sua casa, onde como aprendiz, trabalhou em máquinas, ferramentas e na fabricação de modelos.
A aprendizagem de Taylor havia terminado justamente ao final de um longo período depressivo, que se surgiu ao pânico de 1873, e os negócios estavam muito difíceis naquela época. Sendo obrigado começar como operário, e não como mecânico, quando em 1978 aos vinte e dois anos, conseguiu emprego nas oficinas de construção de máquinas Midvale Steel Company. Lá teve a oportunidade de desenvolver estudos que deram base para formular a sua teoria, na qual analisa a empresa a partir dos níveis operacionais, em direção aos níveis de direção, e identificou alguns problemas que afetavam as organização, diminuindo a sua produtividade
Mas a sorte estava do seu lado, pouco depois o contador foi despedido por motivos de furto e seu preparo acadêmico foi o fator determinante para ocupar tal posição por tempo provisório e mais tarde em caráter definitivo até ser voltar para o setor de engenharia, com o cargo de engenheiro-chefe.





Frederick Taylor

Taylorismo - Forma de trabalho!

Taylorismo - Administração Cientifica


De uma forma bem inusitada esse video mostra como era as empresas de antigamente, que os empregados sempre faziam as mesmas tarefas todos os dias, coisa que Taylor apoiava, porem, com a chegada das maquinas, o trabalho humano foi substituido, porem nem sempre deu certo! Bom esse é um video engraçado mais que mostra de certa forma o que aconteceu com a chegada das maquinas nas cidades, e como era o trabalho humano naquela epoca.

terça-feira, 22 de março de 2011

Fases da Revolução Industrial

Este vídeo explica direitinho tudo sobre a Revolução Industrial, para as pessoas que ainda tem alguma dúvida, possa entender.

Saiba quais são os pontos positivos e aqueles que as empresas ainda precisam melhorar

ESTRATÉGIA
-As empresas disseminam formalmente suas estratégias de negócio e têm ações para envolver seu pessoal no cumprimento dos objetivos ligados a elas.
-Poucas,porém,fazem reuniões e grupos de discussão permanentes para que os funcionários participem da formulação das estratégias.
DESENVOLVIMENTO
-As empresas carecem,ainda,de sistemas formais de gestão,voltados ao estímulo,ao compartilhamento e à troca de experiências entre seus empregados.Os gestores,que deveriam também se responsabilizar pelos processos de aprendizagem,nem sempre o fazem na prática.
-A tecnologia está aí.Falta ser aplicada á educação e ao envolvimento de pessoas pelas organizações.
REMUNERAÇÃO
-Cerca de 99% das empresas oferecem assistência médica a todos e 84% oferecem também assistência odontológica.
-Subsídios para estudo de idiomas e suporte à educação dos filhos a todos ainda são benefícios raros.
SAÚDE
-Todas as companhias dizem ter programas de qualidade de vida.Da mesma forma,todas afirmaram adotar práticas formais que visam ao maior equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.Mas só 36% delas têm iniciativas para que volume e tempo de trabalho não prejudiquem a vida pessoal de seus funcionários.Como resultado têm profissionais esgotados.Não à toa,a menor nota da pesquisa atribuída pelos funcionários foi para a questão:"Sou recompensado,de maneira justa,pelo estresse a que sou submetido no trabalho?".
LIDERANÇA
-Os líderes são instruídos a monitorar o clima de suas equipes e a maioria das empresas realiza pesquisas periódicas,consultando todos os seus funcionários.Essas pesquisas servem de base para planos de ação de melhoria do clima.
-Apesar disso,poucas companhias atrelam a remuneração variável ao clima dos times de trabalho.
CIDADANIA
-Poucas empresas têm políticas voltadas às mulheres:aconselhamento e suporte ao planejamento familiar,instalações para atendimento e cuidados dos filhos,programas educacionais e de complementação educacional para os filhos,orientação para o desenvolvimento da carreira da mulher e comitês específicos para discutir a ascensão de mulheres aos cargos de liderança.
-Em contrapartida,avançam as práticas de separação do lixo e as campanhas internas para preservação do  meio ambiente.
Quer saber mais?
Acesse:www.vocesa.com.br

domingo, 20 de março de 2011

A Revolução Industrial

A Revolução Industrial teve início na Inglaterra no fim do século XVIII. Suas principais características eram as matérias – primas, o capital, os recursos naturais e a mão de obra barata. Porem a situação dos empregados eram precárias, com uma carga horária elevada, não existia leis trabalhistas.
No começo o trabalho era realizado por meio de artesanato, o produtor possuía os meios de produção e produzia em casa, sozinho ou com a família. Nos anos seguintes o método de trabalho passou a ser a manufatura, que resultou na ampliação do consumo e levou ao aumento da produção. O manufatureiro distribuía a matéria – prima e o artesão trabalhavam recebendo pagamento combinado. A produção aumentou, pois cada trabalhador fazia uma etapa, submetendo o empregado ao funcionamento das máquinas e a gerência de um superior.
A Revolução Industrial teve três etapas: a primeira foi de 1760 a 1850, foi restringida a Inglaterra, teve destaque a produção de bens de consumo, como têxtil, e a energia a vapor. A segunda foi de 1850 a 1900, a revolução espalhou-se para demais países da Europa, América e Ásia, cresce a concorrência e com isso surgem novas formas de energia, as ferrovias se expandem, o transporte se desenvolve com a invenção da locomotiva e do barco a vapor. A terceira foi de 1900 até os dias de hoje, surgem conglomerados industriais e multinacionais. A indústria evolui junto com a tecnologia.
Tudo isso provocou um novo modo de administrar as empresas, já que havia avanços na produção, porém isso também começou a gerar graves problemas sociais em uma sociedade sem direitos. Aos poucos as máquinas começaram a substituir o trabalho humano, além de causar diversas poluições, como ambientais e sonoras. Em consequência de todas essas mudanças, uma nova administração surgiu, contando com diversos conceitos na criação de uma nova sociedade industrial.

sábado, 5 de março de 2011

As 10 empresas mais respeitadas do mundo em 2011.

Ganhar o respeito e a admiração de investidores em todo o mundo é um dos principais objetivos das companhias globais, por isso o ranking elaborado pela Barron’s, compila as 100 empresas mais idôneas do mundo. Confira as dez mais:



        Apple 

        Amazon

        Berkshire Hathaway








 

        IBM

        McDonald’s

        Google

        3M

        Coca-Cola

        PepsiCo

          Procter&Gamble

Quer saber mais????

sexta-feira, 4 de março de 2011

Teste: Será que Administração é a carreira certa???

Você sempre foi organizado, disciplinado, daqueles que fazem a mesada render até o final mês. Hoje, não sabe se prefere exatas ou humanas. Será que Administração é a carreira certa? Estas questões foram criadas com o objetivo de fazer você refletir e, de certa forma, preparar-se para a profissão. Escolha apenas uma resposta para cada pergunta e depois confira o resultado. Importante: esse teste não têm validade científica - são apenas um instrumento de conhecimento das suas habilidades e interesses.

Questionário vocacional de caráter educativo elaborado com a colaboração de Adalberto Fischmann, chefe de departamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

Clique no link faça o teste e descubra se Administração é a carreira certa pra você.    

O que é Ciências Contábeis?

Esse texto foi feito para todos que não sabe o que é Ciências Contábeis, baseado na hístória da contabilidade.

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis (Contador). Existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico.

Caduceu. Escudo do curso Graduação em contabilidade no Brasil, também usado nos CRC´s e CFC.

Mais dúvidas???

O que é Administração?

Para você que não sabe o que é uma administração, aqui tem um resumo baseando em um texto feito pelo prof.º César.

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).

Vários autores definem de diversas maneiras a administração. Uma
definição bem moderna:
Administração é o ato de trabalhar com e através de
pessoas para realizar os objetivos tanto da organização
quanto de seus membros.

Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta
definição:

1- Dá maior ênfase ao elemento humano na organização.
2- Focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é,
nos objetivos em vez de nas atividades.
3- Incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais
de seus membros deve ser integrada à realização dos
objetivos organizacionais.

Ou ainda:
Administração é administrar a ação através das
pessoas com objetivo bem definido,
é o processo de planejar, organizar,
dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar
objetivos.

Símbolo da Administração.

Mais dúvidas???

Diferença entre: Ciências Contábeis e Administração.

Para você que não sabe qual a diferença entre um Contador e um Administrador, ai estão as pequenas diferenças.:


Ciências Contábeis:
O curso de Ciências Contábeis capacita o formando a manter a contabilidade da empresa conforme os padrões legais, ainda mantendo o gestor(administrador) informado com relação a fluxo de caixa, além de complementar o trabalho realizando calculos trabalhistas dos funcionários.
Administração:
O curso de administração capacita o formando para gerir uma empresa pública ou privada de maneira a manter o organismo (empresa) em atividade harmônica e em constante crescimento quantitativo e qualitativo ao passo que a empresa consiga se manter sólida no mercado.
A diferença entre um e outro é muito grande, o administrador tem que ser ousado, ambicioso ao passo que também é um visionário, já o contador (Ciência contabéis), precisa acima de tudo ser um excelente matemático e um bom profissional.
Detalhe.: A profissão de contador é uma das mais antigas, e ele pode favorecer a falência de uma determinada empresa.


quinta-feira, 3 de março de 2011

Habilidades Administrativas...

Habilidade Técnica
Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas. Esta habilidade é obtida através da instrução e ou experiência.
Habilidade Humana
Consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
Habilidade Conceitual
Consiste em compreender a complexidade da organização global e o ajustamento do comportamento das pessoas dentro da organização. Esta habilidade permite que o administrador se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo.

Observamos que o Administrador deve, primeiramente, entender o funcionamento da empresa como um todo, deve compreender a que cada setor / unidade se destina. Porque e para que um certo departamento da empresa existe. A Habilidade Conceitual envolve essas aptidões.

Além de estar aprofundado no conjunto da organização, o administrador deve lidar de maneira hábil com as pessoas que compartilham o trabalho, seja seu subordinado ou sua chefia . A Psicologia é o ponto de apoio para o desenrolar de bom relacionamento no ambiente de trabalho. Cabe ao administrador saber motivar de maneira racional seus funcionários sem exercer pressão, mas delegando cada função de maneira objetiva visando resultados satisfatórios. Lidar com pessoas é a mais complexa e delicada tarefa, é preciso saber motivar os funcionários, fazer com que se sintam felizes por estarem na empresa/organização exercendo suas atividades. Para atingir estas metas, o administrador deve exercer uma liderança, porém, uma liderança branda sem exercer pressão, motivando os seus funcionários a desenvolver seus trabalhos, suas atividades satisfatoriamente. É um erro o exercício da liderança de maneira ditatorial, arrogante, orgulhosa humilhando os subordinados. O administrador deve buscar ser uma figura SIMPÁTICA aos olhos daqueles a quem ele dirige.

Funcionário feliz é funcionário mais produtivo!

Site: http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/article.php?storyid=61



Ai estão as principais habilidades que um administrador tem, então futuros adm's aperfeiçoem suas habilidades para serem sempre os melhores nas suas atividades, conseguindo assim o destaque merecido!
Não seja o bom, seja o MELHOR!

Quem você se considera: o PORCO ou a GALINHA?







E agora, quem você se considera? o envolvido ou o comprometido?
Seja sempre o comprometido, que coloca tudo em risco para a realização do objetivo, e o faz bem feito, surpreendendo sempre... Seja o DIFERENCIAL de sua empresa, de seu grupo de amigos,sua familia, todos os grupos em geral ao seu redor! Não seja apenas o envolvido, que sempre fica na mesmisse e não inova usando os recursos disponibilizados! Boa Sorte!

Será que vale a pena?






As vezes uma ligação não é importante, mais também pode ser, não fique com essa dúvida, por mais que você esteja cansado, dê sempre atenção, por que vai quee.... Só depende de você vê a oportunidade de cada detalhe!

Otimismoo?? HaHa'







Nunca desista de seus objetivos, sempre que uma porta se fecha duas se abrem, porém se não abrirem, entre pela janelaa! Tudo depende do seu esforço... Pense nisso ;D

Teste seu conhecimento e veja se você e um bom ADMINISTRADOR.

Questões de conhecimentos de Administração: essas questões vai te ajudar a saber se você é um bom ADMINISTRADOR, confira as respostas no final do teste.

Prof. Marcelo Beneti
1) A função que tem por finalidade a compatibilização de todas as atividades da organização e a promoção da cooperação na busca de um dado objetivo chamamos:
a) Controle
b) Feedback
c) Avaliação
d) Coordenação
e) Planejamento

2) A atividade de _________________ consiste em verificar permanentemente se a execução de atividades ocorre de acordo com as diretrizes e planos organizacionais, a fim de permitir o necessário ajustamento dos planos anteriores e a formulação de novos planos.
a) Pesquisa
b) Coordenação
c) Controle
d) Direção
e) Planejamento

3) O planejamento é considerado uma função básica , pois:
a) Estabelece a ponte onde estamos e onde desejamos estar
b) Preestabelece metas somente
c) Inicia-se pelo estabelecimento dos resultados
d) Utiliza recursos somente
e) Estabelece um único curso de ação

4) O planejamento de curto prazo é de:
a) 9 anos
b) 4 anos
c) 3 anos
d) 5 anos
e) 1 ano

5) O controle empresarial pode ser:
a) Gestão do Planejamento
b) Forma de desestruturar todo o processo
c) Rentabilidade desnecessária
d) Controle dos funcionários
e) Controle das horas trabalhadas

6) A prática de uma coordenação inadequada produz:
a) Organização
b) A unidade do comando
c) Perda de controle
d) A reestruturação da cadeia de comando
e) A sincronização das atividades de um grupo de pessoas

7) O planejamento estratégico de uma empresa é:
a) Uma ferramenta útil para as empresas
b) Um sistema obsoleto
c) Modo de produção descontinuada
d) Um controle
e) Uma norma

8) A ______________________ tem por finalidade auxiliar , apoiar , aconselhar , assistir , a autoridade de Linha:
a) Autoridade funcional
b) Autoridade linear
c) Autoridade de fiscalização
d) Autoridade hierárquica funcional
e) Linha - Staff

9) A ____________________ constitui mecanismo essencial da descentralização administrativa. Ocorre quando um chefe cede uma parcela de sua autoridade a um subordinado para que esse desincumbir-se de suas tarefas.
a) Delegação
b) Promoção horizontal
c) Comunicação vertical
d) Responsabilidade
e) Pontualidade

10) "Não existe uma teoria administrativa totalmente correta tudo depende das circunstâncias do momento". Esse principio refere-se à teria:
a) Científica
b) Clássica
c) Contigencial
d) Relações humanas
e) Administração por objetivos





Respostas:
1 – D
2 – C
3 – A
4 – E
5 – A
6 – C
7 – A
8 – E
9 – A
10 - C